terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Celina da Piedade, conhecem?*


Não conhecia esta cantora, ouvi-a hoje no programa Portugal no Coração!
Achei fabulosa*
Tem uma voz muito melodiosa, umas letras giríssimas e uns sons diferentes produzidos pela harpa, serrote, cravo entre outros instrumentos pouco habituais nos grupos portugueses! Gosto destes sons diferentes! 
É tão bom ouvir alguém que sai do habitual, que faz coisas novas e boa música!

CELINA DA PIEDADE
Celina da Piedade é acordeonista, cantadeira, compositora, investigadora, professora, filha,e amiga profissional. Estudou no Conservatório de Setúbal, onde também deu aulas de acordeão. Licenciou-se em Património Cultural pela Universidade de Évora. Em 1998 conhece a Associação PédeXumbo com quem colabora desde então. Começa a dedicar-se aos repertórios para dança de toda a Europa, tornando-se acompanhadora em aulas e workshops, e sobretudo tocadora em bailes. A par disso participa nas mais variadas experiências sonoras - desde o Jazz mais experimental à música de intervenção - que lhe aguça a necessidade de se mover livremente entre várias linguagens musicais, e de as vivenciar a todas sem preconceitos.
No ano de 2000 é mãe de dois projectos musicais: UXU KALHUS (com quem fica até 2009), e MODAS À MARGEM DO TEMPO (colaboração até 2004). Desde esse mesmo ano que integra o CINEMA ENSEMBLE de RODRIGO LEÃO. Esta parceria abre-lhe a um ritmo muito natural novas portas colaborando, como acordeonista, voz e como compositora, com artistas e projectos como MAYRA ANDRADE, NÉ LADEIRAS, UXIA SENLLE, LUDOVICO EINAUDI, GAITEIROS DE LISBOA, ANTÓNIO CHAINHO, DAZKARIEH, VIVIANE, PROJECTO FUGA, PEDRO MESTRE, MONTE LUNAI, ATTAMBUR, DONA ROSA, DONNA MARIA, SAMUEL ÚRIA, JOÃO CORAÇÃO, entre tantos outros, para além da participação em bandas sonoras para cinema, teatro e dança.  Continua a apresentar-se a solo, com as suas vivências musicais, em forma de concerto e de baile de danças tradicionais.
(http://www.c-e-m.org/?page_id=707)

Celina da Piedade tem levado o seu acordeão até aos mais diferentes contextos e agora estreou-se a solo, com um disco recheado de surpresas. Algures entre as formas e cores tradicionais, com viagens pelas memórias das danças portuguesas e um sentir mais moderno e universalista, Celina desenha uma música cheia de alma e de personalidade, que, em palco, ganha com a sua formidável presença. O seu álbum tem o sugestivo nome Em Casa. No acordeão e ao microfone, Celina é um tesouro que agora urge descobrir no centro do palco.

Samuel Úria guitarra, voz
Valter Rolo  piano, composição
Joana Bagulho cravo
Miguel Nogueira  guitarra
Eddy Slap baixo electrico
Ana Isabel Dias harpa
Paulo Pereira  flauta transversal
Tania Lopes percussão

Alex Gaspar metalofone, serrote musical
(http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Musica/Pages/CelinadaPiedade.aspx)

Como não conhecia esta senhora e nunca tinha ouvido falar dela, recolhi a informação em cima, dos sites apresentados, para ficarem a conhecer um pouco mais dela. 
Agora é ouvirem e formarem a vossa própria opinião!

Disfrutem!

***
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário