segunda-feira, 25 de março de 2013

2 Turistas em Aveiro ~ Oficina do Doce*

Este sábado fomos turistas em Aveiro!
Tínhamos um pacote da Odisseias a terminar este mês e não queria deixá-lo passar da validade (como fiz com um da Vida é Bela)!
Aproveitámos para fazer dois programas em Aveiro, uma visita à Oficina do Doce  (que nunca tinha ouvido falar, mas que pelo nome me pareceu muito bom) e um passeio de moliceiro (que nunca tinha feito e andava há séculos com vontade).
Estávamos receosos com o tempo porque em Coimbra o céu estava negro e por vezes chuviscava, mas estava com um bom feeling e lá fomos.....
Não podíamos ter feito melhor..... chegámos a Aveiro e apesar de um pouco de vento (como sempre), estava um dia de sol muito agradável!
Fomos direitos à Oficina do Doce, conforme instruções telefónicas na altura da reserva e o que se passou a seguir podem ver em baixo.....

Chegando à Oficina somos recebidos por uma senhora muito simpática (que não me lembro o nome dela, muitas desculpas), depois vimos um pequeno filme sobre a origem dos ovos moles de Aveiro.

As formas onde se fazem as hóstias.

Os livros de receitas utilizados nos conventos.
Potes de cerâmica onde se pode guardar o creme de ovos.
Alguns utensílios usados nos conventos para fazer o creme de ovo.

Os barris para guardar o creme de ovo.
O "hábito" das freiras e o ferro de passar.
As formas das hóstias.

O PROCESSO
Esta é a senhora simpática que nos recebe, de quem que falei em cima, e que  está sempre com um sorriso!!! lolol
É ela que nos ensina tudo sobre os ovos moles de Aveiro, até a receita!

Os ovos moles são feitos em 3 dias, sim 3 dias!
1ºdia - são feitas as hóstias (farinha+água+sal) e o creme de ovo que fica a repousar para o dia seguinte
2ºdia -  enchem-se as formas com ovo, unem-se e cortam-se (como podem ver a seguir)
3ºdia - ficam em repouso

Mãos à obra!
Passamos água na hóstia para servir de cola.
Sabiam que as hóstias com motivos marítimos são certificados pelos produtores de Aveiro e não podem ser utilizados por mais ninguém???

Fazemos o enchimento.

Colocamos as hóstias com o enchimento numa prancha...

.... fechamos.....

..... e estão colados!

Cortamos e individualizamos as diferentes formas.



Estão prontos.... e feitos por mim! :)

Hummmm... muito bons! 
Mas, realmente precisavam de um dia de repouso para enrijecerem um bocadinho, se não o creme transborda por todo o lado!

*Outras Maravilhas*
Raivas de Aveiro
(biscoitos amanteigados com canela... muito bons!)
Estes biscoitos têm este nome porque são muito difíceis de fazer! Tão difíceis que dão raiva!!!! lol

As pipas e os potes de cerâmica só com creme de ovo.... Delícia e lindos, não são?!

Telhas de Amêndoa
(para a próxima provo estas)

Adorei a experiência :)

Seguimos para o passeio de moliceiro...

***
Maria

sexta-feira, 22 de março de 2013

Quero tudo, tudo, tudo*

A Lacroix e a Vista Alegre associaram-se para "Partir a Loiça", através de quatro colecções fabulosas.
«Butterfly Parade», «Picassiette», «Sol y Sombra» e «Forum» são os nomes das colecções que dão vida a esta parceria internacional.

As peças são todas lindas de morrer e ficam tão bem umas com as outras que quero tudo, tudo, tudo mas, só quando sair o euromilhões........ porque se há peças a custarem 30€, também as há a custarem 3000€.

Ao menos, alegremos as vistas*










***
Maria

Intimissimi ~ Quem resiste?*

Ontem passei por uma loja Intimissimi e apetecia-me trazer tudo....
....não fossem os preços das peças assim para o "upa upa" e tinha que arranjar uma nova gaveta cá em casa!
A nova colecção é L-I-N-D-A!!!
(a modelo também é de cair para o lado mas, concentremo-nos nas peças!)
As cores são das minhas preferidas, lilás, menta, amarelo, turquesa, verde, adequadas às rendas e aos modelitos certos, fazem a colecção perfeita!*

Cheira-me que uma destas peças vem morar cá para casa!!!
(Pode ser que o maridão veja este post e se entusiasme a ofertar-me uma!!! :)










***
Maria

quarta-feira, 20 de março de 2013

O marido trouxe o jantar!!!

Ele: Já jantaste?
Eu: Não, estou à tua espera!
Ele: Ah que bom, trouxe-te o jantar.

E trata de me espetar com isto à frente!!!
E pronto, uma pessoa não pode dizer que não que parece mal, não é verdade???!!!

Obrigada maridão....
....se eu ficar uma lontra és tu que vais ter que levar comigo!!!!

***
Maria

Felicidade*

Hoje além de começar a Primavera é também Dia Internacional da Felicidade.
Pela primeira vez na história, a ONU celebra este dia, depois da sua aprovação em assembleia-geral em Junho de 2012.

Afinal o que é a Felicidade?
Podemos dizer que somos felizes?
Ou simplesmente temos momentos felizes?

Eu sou da opinião que a felicidade não existe na sua plenitude, apenas temos momentos felizes ao longo da vida!
Podemos ter uma vida tranquila com a maioria das coisas que sempre desejamos, ou seja podemos estar contentes com a nossa vida, mas isso quer dizer que sejamos felizes?

E se alguém nos morre?
E se perdemos o emprego?
.................

Acho que não somos constantemente felizes.... 
Acho que a nossa vida pode ter mais ou menos momentos felizes, mas é construída apenas por esses momentos de felicidade!*


***
Maria

Welcome Spring*


Bem-vinda PRIMAVERA*

Hoje um dia belíssimo surgiu para lhe dar as boas vindas...
....mas, parece que no fim-de-semana volta o mau tempo!

Quero dias quentinhos...
Quero as árvores a florir..
Quero o cheiro a flores....
Quero os dias mais compridos...
Quero a verdadeira Primavera!!!

Onde anda ela???
Espero que chegue em força e com tudo de bom que ela tem.

***
Maria

segunda-feira, 18 de março de 2013

Dia do Pai ~ Ideias de Presentes*

O Dia do Pai é já amanha.....
......e para quem ainda não comprou nenhuma lembrancinha para o Pai, aqui ficam algumas ideias!
Para quem anda mal de finanças e tem jeito para trabalhos manuais, pode puxar pela imaginação e pôr as mãos à obra (que não é o meu caso!).
O importante é não deixar passar o dia em branco, nem que seja através de um postal, de uma sms ou de um telefonema!*

*Óculos de sol*

*Conjunto perfumado*

*Relógio*

*Pacotes de actividades/lazer*




*Livro*

*Roupa/sapatos/acessórios*

Não coloquei marcas, nem preços, porque isso depende da personalidade e preferência de cada Pai, e só vocês o sabem e podem escolher!!!

Para quem pode, aproveite ainda para passear, jantar ou lanchar com o Pai, pois ele é único!
Temos que aproveitar todos os minutos com o nosso Pai e dizer-lhe o quanto ele é especial e importante para nós, não vá ele esquecer-se!

***
Maria