quarta-feira, 13 de março de 2013

Citologia*

No mês passado lembrei-me que já há dois ou três anos que já não fazia este exame, então tratei logo de marcar consulta  na médica de família, para uma consulta de rotina.

CITOLOGIA
Conhecem?
Não??? Eu explico.


A citologia ou exame de Papanicolau é um exame através do qual, se colhem células no colo do útero, com uma escova ou espátula, sendo depois colocadas numa lâmina através da técnica de esfregaço e enviadas para laboratório. Posteriormente, as células são examinadas para verificar se existem alterações potencialmente perigosas, ou seja, se são pré-cancerosas ou cancerosas. Estas lesões têm vários graus de gravidade, até chegar a cancro.


As lesões não causam qualquer sintoma específico e, por isso, só são possíveis de diagnosticar se a mulher fizer uma citologia com regularidade.
É um exame simples e completamente indolor, que faz parte do exame ginecológico, e que faz parte da vida da mulher.
A primeira citologia deve ser feita dois a três anos após ter tido as primeiras relações sexuais. Se o primeiro teste for negativo deve repeti-lo um ano depois e, caso se mantenha negativo basta fazê-lo de 3 em 3 anos.
Todas as mulheres que já iniciaram actividade sexual correm risco de lesão pré-cancerosa ou cancerosa no colo do útero. O risco aumenta quando:
                        - as primeiras relações sexuais ocorreram antes dos 20 anos;
                        - se fuma;
                        - se tem ou já teve uma doença de transmissão sexual;
                        - se teve mais de um companheiro sexual.
As lesões pré-cancerosas e cancerosas do colo do útero são muito frequentes entre as mulheres portuguesas, por isso há que estar alerta.

Agora já sabes o que é a citologia...
Quem deve fazer...
Quando se deve fazer...
E a importância da mesma!

Não devemos ir ao médico só quando estamos doentes, devemos mesmo ir antes para prevenir que as doenças apareçam! 
Fazer exames de rotina com regularidade é imprescindível para termos a certeza que estamos bem, ou se algo estiver menos bem, detectarmos o mais cedo possível.

***
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário