quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dê Sangue*

Há uns meses que todas as semanas recebo sms do Instituto Português do Sangue, para ir doar sangue! Sou dadora já há alguns anos, e apesar de gostar pouco de agulhas nos meus braços, suporto bem estas porque sei que são por uma ÓPTIMA causa e eles estão mesmo a precisar!
Ainda não tinha ido, porque doei sangue há cerca de 6 meses atrás e sei que devemos fazer este intervalo entre uma dádiva e outra, mas hoje lá fui eu!
Todo o processo é muito simples e não demora quase nada, perto do que o nosso gesto solidário pode fazer!
Chegam a um centro de recolha de sangue, e é só pesquisarem na internet onde há um perto de vocês, inscreverem-se e preencherem um questionário. Depois vão a uma consulta médica, onde é avaliada a tensão arterial, peso, hemoglobina e onde o médico verifica se pode ou não ser dador naquele momento!
Depois disto, se estiver tudo bem, é só relaxar numa poltrona muito confortável que as enfermeiras tratam do resto e garanto que só sentem uma pequena picada!
Quando o sangue necessário já foi recolhido, fazes um lanchinho que eles oferecem e voltas para casa com a consciência que podes salvar uma vida com um gesto tão pequeno e tão grande!
Para saber mais sobre quem pode ou não ser dador e o que precisas podes ir ao site do Instituto Português do Sangue (http://ipsangue.org/ipsangue2011/) e aceder a toda a informação que necessitas!
Infelizmente, hoje não pude doar sangue....... a minha hemoglobina estava baixa e vou ter que ter alguns cuidados para a subir e voltar lá daqui a uns meses!
E vocês já deram sangue? Vá lá não custa nada e pode salvar vidas!*

Instituto Português do Sangue de Coimbra


A preencher o questionário!

***

Sem comentários:

Enviar um comentário