sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mês do Coração*

Órgão vital do nosso corpo!
O motor.... a máquina!
Maio é o mês do CORAÇÃO e nada melhor do que chamar a atenção para os cuidados a ter com este órgão tão importante, para que ele não falhe.
Os problemas cardiovasculares, como hipertensão e enfarte do miocárdio são ainda das principais causas de morte no mundo. Estes problemas estão relacionados, principalmente, com o sedentarismo, consumo excessivo de gorduras e açucares, tabagismo, obesidade



O que fazer para teres um coração saudável?

  1. Adopta uma dieta mediterrânica. Entre as principais características dessa dieta, estão o baixo consumo de carne vermelha, a ingestão de frutas, cereais e nozes, o alto consumo de peixes, o consumo moderado de vinho e o azeite de oliva como fonte de gordura saudável. Além disso, os peixes contêm ômega 3, reconhecido como um nutriente cardioprotetor, isto é, beneficia a saúde cardiovascular.
  2. Consulta um dentista com frequência.  Uma pesquisa feita por cientistas da Itália e do Reino Unido, mostra que gengivas infectadas podem ser um factor de risco para desenvolver problemas no coração. De facto, uma adequada higiene oral pode reduzir o risco de aterosclerose, derrame e doenças no coração, independentemente de outras medidas, como o controle do colesterol.
  3. Modera o sal. Pesquisas científicas já comprovaram a relação directa entre o consumo de sódio e a hipertensão arterial.  O recomendado seria limitar a ingestão a 6 gramas diárias. No geral, a quantidade é alta porque, além do sal contido nos alimentos industrializados, as pessoas não dispensam o saleiro durante as refeições. O maior perigo do sódio é que ele está escondido nos alimentos. Alimentos como fast-food, comida congelada, salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, cereais matinais, chocolate, carne bovina, leite e derivados contém grande quantidade de sódio que não costumamos perceber.
  4. Ouve música que gostas. Está provado que ao ouvires musicas que gostas, relaxas e os vasos sanguíneos dilatam. Desta forma, o sangue flui mais facilmente, reduzindo o risco de formação de coágulos que causam enfartes e derrames, além de reduzir os riscos do endurecimento dos vasos, característicos da aterosclerose. 30 minutos de música diária é uma das medidas a adoptar para o coração melhorar. Fácil não é?
  5. Bebe um copo de vinho tinto. Pequenas doses de resveratrol, um tipo de substância antioxidante presente nas uvas, em especial as tintas, protegem o coração contra o envelhecimento e reduzem os níveis de mau colesterol , o LDL. Mas, nada de exagerar: uma taça de vinho por dia é suficiente para proteger o coração sem maltratar o fígado, devido ao teor alcoólico.
  6. Dorme bem. Um sono bem dormido ( 6 a 8 horas por dia) é reparador. Diminui o stress que não é nada bom para o coração. A apneia do sono é outra doença que afecta o bom funcionamento do coração. Quem sofre desta doença apresenta mais variabilidade da tensão arterial e o aumento está ligado à lesão dos órgãos-alvo, como coração, cérebro e rins.
  7. Vitamina D. Um estudo demonstra que o descontrole da tensão arterial na maioria das mulheres está associado à falta de vitamina D no organismo. Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas a sua principal fonte de absorção é a luz solar. Portanto, 15 minutinhos de exposição ao sol são mais do que recomendados. (Que sacrifício não acham?! lol) O nutriente também é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo no intestino e na mineralização, ou seja, crescimento e reparo dos ossos.
  8. Vegetais! SEMPRE! O consumo de proteínas de origem vegetal está associado à redução da pressão arterial. O ácido glutâmico, principal aminoácido encontrado nas proteínas vegetais, é um dos micronutrientes que ajudam a controlar a pressão arterial. Essa é uma das formas de se explicar a razão pela qual os vegetarianos têm menor tendência a desenvolver hipertensão arterial.
  9. Reduz o açúcar. A ingestão excessiva de açúcar pode afectar as taxas de lípidos, gorduras que são maléficas para o coração. Aumenta o colesterol e está muitas vezes relacionado com o aparecimento da diabetes.
  10. Reduz as carnes vermelhas e prefere as carnes brancas. A carne vermelha apresenta uma maior quantidade de colesterol.
  11. Prefere os óleos vegetais. Na luta para abaixar os níveis de colesterol, em vez de apenas restringir o consumo dos tradicionais vilões do coração (como as gorduras saturadas), opta pelo azeite de oliva ou o óleo de canola. As gorduras monoinsaturadas presentes nos dois tipos de óleos vegetais ajudam a reduzir as taxas de LDL, o mau colesterol. Já os óleos vegetais ricos em gorduras poliinsaturadas, como o de soja, girassol e milho, aumentam os níveis de HDL, considerado como bom colesterol. Portanto, além de ficar de olho na quantidade de gorduras saturadas e trans, dá preferência aos alimentos com maior quantidade de gorduras mono e poli-insaturadas.
  12. Sem stress! O colesterol alto, que causa a hipertensão e obstrui as artérias do coração, é um dos efeitos do excesso de stress. A ansiedade aumenta a liberação de cortisol no organismo, hormônio que faz crescer a concentração de glicose no sangue, desencadeando problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole de colesterol. Cada vez que ficas ansiosa, a quantidade de radicais livres que passam a circular no teu organismo aumenta. Com a ansiedade, a presença dos radicais livres no organismo aumenta, podendo gerar o agravamento de problemas cardíacos. Isso porque eles interagem com o colesterol em excesso no organismo, formando placas nas paredes dos vasos sanguíneos, além de piorar certas doenças inflamatórias e causar envelhecimento.
Praticar exercício físico regularmente
adoptar uma alimentação saudável e
realizar check-ups regulares
são as chaves para começares a tratar bem o teu

CORAÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário